Pular para o conteúdo principal

Escola Tecnológica de Oriximiná:

Salete Marinho

A final de contas, o que falta para ser erguida?!

A área doada pela Prefeitura Municipal de Oriximiná, no oeste do Pará, para a construção da Escola Tecnológica, continua nos alicerces dos muros.

De acordo com a placa da empresa que ganhou a licitação, 10 de fevereiro de 2011 deveriam ter iniciada a construção da obra, com termino em 10 março de 2012.
De certo é que, as obras tiveram início, mas apenas com os trabalhos de terraplanagem e topografia, executado pela Prefeitura Municipal de Oriximiná, através da Secretaria municipal de infraestrutura.
No Pará são onze escolas para serem construídas. Destas apenas a da cidade de Vigia já está apresentando 72% de suas obras físicas concluídas. A de Oriximiná nem do papel praticamente saiu. Os recursos basicamente serão do governo federal.
Para a construção dessas escolas, os recursos vieram em 2008, voltaram para o MEC, e em 2009 retornaram para Seduc após uma negociação em Brasília, da então secretária Socorro Coelho, junto com o Paulo Rocha perante o Ministério da educação.
Mais tarde as verbas retornaram, as licitações foram feitas e o valor de cada escola chega a cinco milhões e setecentos mil reais.
Para a construção da Escola Tecnológica de Oriximiná, a prefeitura doou um terreno na área do Parque de Exposição Jose Diniz, mas foi reprovado pelo MEC. 
Por conta disso, ainda em fevereiro deste ano, a prefeitura doou outro terreno,  inclusive limpou, e até agora as obras não iniciaram, coisa que deveria ser feita pela firma que ganhou a licitação.
Essa paralização vem incomodando a população jovem de Oriximiná, que já estava feliz ao saber da instalação de mais ma escola, de muito importância para região, principalmente em um município minerador, que oferece possibilidade de formação e empregabilidade.

AS MAIS VISTAS

O papel da Mulher na Sociedade

O papel da Mulher na Sociedade Não querendo entrar no campo, já demasiadamente repetitivo, do feminismo, resolvi, fazer uma análise á participação da mulher nos tempos modernos, caracterizando-a, como um ser criador de vida, e de companheirismo. E é neste contexto, que começo por dignificar a Mulher, como sendo a parte mais contributiva, para a Sociedade Moderna. A Mulher actual, hoje desempenha os mesmos trabalhos que os homens, exceptuando alguns trabalhos físicos, que só podem ser exercidos por Homens, devido a sua anatomia física, mas pela sua parte intelectual, pela sua inteligência, pelo seu querer, em ter os mesmos direitos que o sexo oposto, considero a Mulher, a grande realidade de crescimento da Humanidade em todo a sua vertente social Com isto, não quero dizer, que a Mulher, é igual ao Homem, longe de mim essa fantasiosa ideia, mas reconheço, que a Mulher, alem de ser a criadora da vida, quando gere uma criança no seu ventre, tem u

ORIXIMINÁ - A princesa do Trombetas

Apelidada carinhosamente como a “Princesa do Trombetas”, Oriximiná é uma das mais belas e importantes cidades localizadas na chamada Calha Norte, no Oeste do Pará. O município é detentor de grande potencial econômico, baseado principalmente no extrativismo mineral, pois é grande produtor de bauxita, além da pesca (tucunaré, tambaqui, surubim e acari) e turismo, graças ao seu potencial em belezas naturais como as cachoeiras que atraem milhares de turistas de todas as partes do país e do mundo. Na zona urbana, o turista que visita a cidade, pode desfrutar de suas belezas paisagísticas, como é o caso da Praça do Centenário, uma das maiores da região; Praça da Saudade, onde pode assistir a lindo pôr-do-sol que a mãe natureza presenteia ao oriximinaense; Praça da Matriz, onde na época do maior círio fluvial noturno do mundo, em homenagem a Santo Antônio, padroeiro da cidade, Oriximiná recebe centenas de turistas de todas as partes, além de hotéis e um sistema de transporte de mototáxi. To

Violência no dia a dia: a banalidade da vida

ROBERTO BARBOSA Abro o jornal e leio no noticiário de Polícia, um dos setores que cobri por mais de vinte, nos 29 anos que tenho de jornalismo, que houve um considerável número de assassínios na capital e interior do Estado do Pará. Um dos crimes mais estranhos – a história é quase sempre a mesma, só muda o personagem, - ocorreu no Distrito Industrial, em Ananindeua, na Grande Belém, quando o peixeiro Oziel Barbosa Costa, de 26 anos, foi executado com quatro tiros de revólver por desconhecidos, no momento em que saiu à porta de sua casa para ver o movimento da rua, no final da manhã de ontem. A amante da vítima, Jandila de Nazaré Mesquita Carvalho, falou que nada viu, apenas ouviu os disparos e encontrou o companheiro caído em uma poça de sangue. A Polícia esteve no local, fez os levantamentos de praxe, como perícia cadavérica, e mandou o corpo para exames de necropsia no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Porém, ninguém sabe, ninguém viu nem ouviu coisa alguma. Os números d