Fui alvo de um convite de Salete, que me muito honrou, para escrever neste blog, minhas experiências com a ajuda humanitária em África, e para vos alertar, dos perigos, que este Mundo corre, perante as injustiças, e as prepotências dos Estados, ou Países ambiciosos
Não vos prometo colaborar neste blog, diariamente, independentemente de esse ser meu desejo, mas muitas vezes, diversificarei os temas, porque a razão social-humano, infelizmente é tão lata, no seu sentido de longitude, que merece sempre umas linhas de atenção.
Hoje começarei a falar sobre a fome, o pior pesadelo com que o Mundo, se depara.
E não irei especificar, qualquer continente do Mundo, porque, essa calamidade, já atinge o planeta Terra.
Por razões, de interesse lucrativo, os Povos, foram aliciados a abandonar a agricultura, como forma de sustento de um País. A globalização, nunca privilegiou esta forma de riqueza, pelo contrário, promoveu a indústria, o lucro fácil.
E o que resultou desta terrível simbiose, escassez de alimentos na Terra.
Hoje já não se discute o problema monetário, discute-se a raridade dos cereais e afins, numa sociedade, onde o petróleo e seus similares, tomaram conta das Economias.
Depois a ambição pelo ouro negro, levou a guerras estúpidas e parvas, com políticas bélicas, que prejudicaram o Mundo inteiro.
Mais uma vez, a ambição superou a razão de ser do ser humano.
No entanto, falar é fácil, o que é preciso é tomar medidas.
Não sou Economista, nem Engenheiro Alimentar, minha formatura, é de natureza informática e de gestão de empresas, mas como pertenço a uma ONG (Organização Não Governamental), ido com números terríficos, o que me dá a dimensão do problema.
Como solução para este problema gravíssimo, que é a fome, só vejo três soluções, mas eu não sou dono da verdade, nem tenho uma varinha mágica, entenda-se:
- O retornar á agricultura familiar, o trabalho nos campos
- Alternativas ao petróleo
- Uma massificarão de Pessoas, que se predisponham a ajudar que têm carências alimentares
Se estes três itens forem, compreendidos, pelos Governos, pela opção de vida das pessoas, e pela investigação, e baseando-me em parecer de Cientistas de renome mundial, a solução poderá ser encontrada, mas nunca esquecendo, que para isso, a ganância, o lucro fácil e a ambição, são palavras e acções, que deverão ser excluídas de uma governamentação cuidadosa e virada para o bem dos cidadãos.
Estando sempre ao vosso dispor, não me furtando ao dialogo, saberei receber as criticas que me forem dirigidas, e respeitarei sempre as vossas opiniões
Obrigado
José Carlos Nunes Dias
Comentários