
Neste planeta que partilhamos com os outros animais, as nossas acções têm um enorme impacto na vida destes seres. Desde a forma como tratamos os animais de companhia, passando pelos artigos que compramos no supermercado, até à nossa alimentação ou à forma como influenciamos aqueles que nos rodeiam, não faltam áreas em que, com um pequeno esforço da nossa parte, podemos poupar muito sofrimento e a muitos animais.
Neste preciso momento, há centenas de milhar de animais em sofrimento por todo o país. Desde o cão que há vários anos passa os dias acorrentado, passando pelo tigre com comportamento obsessivo-compulsivo por viver encarcerado no circo, até ao porco que é vendido no talho sem nunca ter podido cheirar a terra ou ver a luz do sol, não faltam exemplos de como os seres humanos abusam da sua posição de supremacia face aos restantes animais. É altura de fazer passar a "lei do mais forte" à história e basearmos as nossas acções na ética e na justiça.
Aquilo que lhe propomos é que alargue o círculo do respeito aos animais não-humanos. À semelhança do respeito que as pessoas nos merecem, independentemente de gostarmos delas ou não, também os animais são merecedores de respeito. Respeitar os animais significa não os sujeitar a sofrimento desnecessário, não os explorar, nem contribuir para a sua exploração.
JC
Comentários