Pular para o conteúdo principal

Eloá, a mártir de Santo André



Na foto abaixo, Nazaré Barbosa, missionária católica que procura mostrar a presença de Deus através dos questionamentos do povo incrédulo.

ROBERTO BARBOSA
Ninguém melhor para me inspirar à crônica diária que minha mulher Nazaré Sarmento Barbosa. Nós somos católicos, apostólicos romanos, missionários praticantes com atuação na Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Belém, assim como, na Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana.
De manhã, conversávamos acerca da tragédia ocorrida em Santo André, quando o rapaz Lindemberg Alves, de 22 anos, fez refém por cerca de cem horas, a ex-namorada Eloá Cristina Pimentel, 15, e a amiga dela Nayara Silva. O desfecho do episódio, todos sabem, foi trágico.
Nazaré se colocou na pessoa de milhões de “São Tomé”. Dizia-me: “o que se passa na cabeça dessas pessoas que não têm certeza da fé, não acreditam plenamente em Deus, ainda que pratiquem a religião, seja ela qual for? Perguntam-se, aonde estava Deus que não interferiu na hora que um infeliz desse resolveu tirar uma vida?”
E continua em seu raciocínio:
- Deus é tão forte. Ele não poderia ter evitado que isso acontecesse? Ou será que todas as pessoas com tendência à santidade têm que passar por martírios, como Santa Terezinha, que enterrou marido, filhos, dedicou-se à missão e morreu tão jovem, aos 24 anos, com tuberculose e hoje é Doutora da Igreja?
Ainda em sua dialética, Nazaré disse que tem fé em Deus e convicção de sua existência, porém, que quando ocorrem coisas assim como ocorreu em Santo André, as pessoas ficam a querer saber os porquês, a questionar Deus e sua existência.
Realmente, o que ela disse foi muito forte, e abre um leque para pensamentos, porém, vejamos:
Deus mandou seu próprio filho para pregar a Boa Notícia e a conversão dos pecadores. Depois, ele passou por todo o martírio que temos conhecimento, foi assassinado em uma cruz e ressuscitou dos mortos para reinar à direita de Deus Pai Todo Poderoso.
Milhões e milhões de pessoas se salvaram através desse ato de amor incondicional.
Depois, os santos, os amigos de Jesus porque perseveraram até o fim na pregação do Evangelho e em atos concretos de amor, passaram por martírios que simbolizam a cruz. Cada um de nós tem uma cruz a carregar, daí porque a vida não é de plena felicidade e tem seus percalços. Destarte, fico a imaginar, quantas catástrofes não foram evitadas nesse mundo de nosso Deus pelo martírio de Eloá? Quantas almas não se salvaram por esse sofrimento?
E Eloá teve a coragem de dar um basta ao sofrimento a que vinha sendo submetida, até mesmo com a cegueira de sua mãe que gostava de Lindemberg, o perdoava porque ele chorava em seu colo quando a menina terminava o namoro. E isso ocorreu muitas vezes, pois namoravam desde que ela tinha doze anos. Mas, ela apanhava, ela era ameaçada, ela sofria muito física e emocionalmente. Seu coraçãozinho de menina moça não agüentava mais aquela situação, até que ela defenestrou esse amor de seu coração. Não tinha mais jeito, e assim, Lindemberg partiu para o seqüestro.
HEROÍNA
Não se trata de dizer que Eloá será uma santa por seu martírio. Isso depende de Deus, que não estava dormindo, e fez com que, de sua vida, outras oito fossem salvas concretamente, já que seus órgãos foram retirados para florescer vidas que estavam sem esperanças, como a da paraense Maria Augusta Silva dos Anjos, que recebeu o coração da menina e agora têm esperanças de vida nova, plena, sadia.
A morte de Eloá, Nazaré, não ocorreu em vão. Deus escreveu o certo pelas linhas tortas, porque, em oito vidas diferentes, estão pulsando fisicamente, um pedaço da menina cuja alma já está em lugar privilegiado no Céu. Uma morte dolorosa, mas, valorosa para Deus e para o destino da humanidade.
DIABO
Quanto a Linbemberg, ele ouviu a voz do maligno, que está em toda parte e desde o princípio dos tempos, já perturbava a Deus, a quem desafiava.
Ele foi perdoado pela mãe de Eloá, mas a Justiça dos homens, aqui, deve fazer a sua parte de forma exemplar. Ao morrer, ele irá ajustar as contas pelo que fez. E fica, ainda, uma lição para quem tem o coração mal: a perversidade que ele praticou, irá carregar dentro de si com a marca da morte pelo resto de sua vida. Ele nunca mais terá paz, a menos que amoleça seu coração e se arrependa incondicionalmente da dor que causou.
Ninguém que pratica o mal fica impune. Ele ouviu o Diabo, como disse para um policial que com ele negociava, mas eu duvido que agora, na prisão, o Diabo o esteja protegendo. Ele está abandonado, sujeito a toda espécie de intempéries. O mal, por si só, se destrói.

SALADA
° Dependendo do resultado das eleições no domingo em Belém, poderá se começar a traçar o novo cenário político com vistas ao pleito de 2010 no Estado do Pará, onde dois caciques do PMDB vislumbram uma vaga no Senado da República.
° Comenta-se nos bastidores políticos que tem algum tipo de jogada duvidosa na história do Protécnico que vem sendo anunciado por um dos candidatos à Prefeitura Municipal de Belém.
° Falar em eleições, tem petista dizendo por aí que está ressurgindo, o melhor, reaparecendo por aqui a figura do “Anhanga”.
° A Prefeitura Municipal de Belém deverá entregar logo depois das eleições, a Avenida João Paulo II, que já está concluída até o bairro do Entroncamento.
° Ainda haverá mais dois debates entre os candidatos Duciomar Costa e José Priante: no SBT e TV Liberal.
° Noitadas no Conjunto Arquitetônico de Nazaré têm superado todas as expectativas dos organizadores do Círio Musical.
° As visitas à imagem original que está no nicho no altar da Basílica-Santuário de Nazaré não cessam um minuto desde a abertura até o fechamento do templo, depois da missa das 21h. A igreja abre pouco depois das 5h da madrugada.
° Justiça eleitoral terá muito trabalho com as denúncias de fraudes nas eleições em alguns municípios do Estado como Ananindeua e Barcarena.
° Todavia, segundo analistas políticos, da feita que está proclamado o resultado das eleições, dificilmente o quadro é revertido.
° Mas, que houve muito problema com urnas que deram pane em pleno pleito, inclusive na capital paraense, disso não se pode esquecer.
° E seria bom investigar se não houve, com isso, prejuízo de candidatos que perderam a eleição.

Comentários

AS MAIS VISTAS

O papel da Mulher na Sociedade

O papel da Mulher na Sociedade Não querendo entrar no campo, já demasiadamente repetitivo, do feminismo, resolvi, fazer uma análise á participação da mulher nos tempos modernos, caracterizando-a, como um ser criador de vida, e de companheirismo. E é neste contexto, que começo por dignificar a Mulher, como sendo a parte mais contributiva, para a Sociedade Moderna. A Mulher actual, hoje desempenha os mesmos trabalhos que os homens, exceptuando alguns trabalhos físicos, que só podem ser exercidos por Homens, devido a sua anatomia física, mas pela sua parte intelectual, pela sua inteligência, pelo seu querer, em ter os mesmos direitos que o sexo oposto, considero a Mulher, a grande realidade de crescimento da Humanidade em todo a sua vertente social Com isto, não quero dizer, que a Mulher, é igual ao Homem, longe de mim essa fantasiosa ideia, mas reconheço, que a Mulher, alem de ser a criadora da vida, quando gere uma criança no seu ventre, tem u...

ORIXIMINÁ - A princesa do Trombetas

Apelidada carinhosamente como a “Princesa do Trombetas”, Oriximiná é uma das mais belas e importantes cidades localizadas na chamada Calha Norte, no Oeste do Pará. O município é detentor de grande potencial econômico, baseado principalmente no extrativismo mineral, pois é grande produtor de bauxita, além da pesca (tucunaré, tambaqui, surubim e acari) e turismo, graças ao seu potencial em belezas naturais como as cachoeiras que atraem milhares de turistas de todas as partes do país e do mundo. Na zona urbana, o turista que visita a cidade, pode desfrutar de suas belezas paisagísticas, como é o caso da Praça do Centenário, uma das maiores da região; Praça da Saudade, onde pode assistir a lindo pôr-do-sol que a mãe natureza presenteia ao oriximinaense; Praça da Matriz, onde na época do maior círio fluvial noturno do mundo, em homenagem a Santo Antônio, padroeiro da cidade, Oriximiná recebe centenas de turistas de todas as partes, além de hotéis e um sistema de transporte de mototáxi. To...

Violência no dia a dia: a banalidade da vida

ROBERTO BARBOSA Abro o jornal e leio no noticiário de Polícia, um dos setores que cobri por mais de vinte, nos 29 anos que tenho de jornalismo, que houve um considerável número de assassínios na capital e interior do Estado do Pará. Um dos crimes mais estranhos – a história é quase sempre a mesma, só muda o personagem, - ocorreu no Distrito Industrial, em Ananindeua, na Grande Belém, quando o peixeiro Oziel Barbosa Costa, de 26 anos, foi executado com quatro tiros de revólver por desconhecidos, no momento em que saiu à porta de sua casa para ver o movimento da rua, no final da manhã de ontem. A amante da vítima, Jandila de Nazaré Mesquita Carvalho, falou que nada viu, apenas ouviu os disparos e encontrou o companheiro caído em uma poça de sangue. A Polícia esteve no local, fez os levantamentos de praxe, como perícia cadavérica, e mandou o corpo para exames de necropsia no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Porém, ninguém sabe, ninguém viu nem ouviu coisa alguma. Os números d...