A reunião acontece hoje, 10/05, pelo período da tarde, na Câmara Municipal de Oriximiná. O assunto a ser tratado refere-se a redução no desmatamento e a ampliação da operação disparada na região.
Segundo o Chefe da Base local do Ibama, Rafael Ferraioli, a mensagem da reunião será repassada as lideranças sobre a necessidade de redução nas taxas de desmatamento, que há descumprimento de embargo com criação de gado, o que é passível de auto-ação e apreensão de animais e que a execução da operação disparada em 05 frentes nos Estados do Amazonas, Mato Grosso e Pará, este último com 03 frentes, cujo resultado atinge 4.500 animais apreendidos e 19 mil hectares embargados, que de acordo com as imagens de satélite vem mostrando um aumento nos índices de desmatamento em regiões, que não apenas as atingidas pela operação disparada, no primeiro momento, e ainda, a necessidade de envolvimento da sociedade por um meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, conforme a Constituição Federal, artigo 225.
Dentre os palestrantes estará Dr. Hugo Shaedler, Gerente Executivo do Ibama em Santarém, Dr. Bruno Barbosa, da Coordenação Geral de Fiscalização do Ibama, sede Brasília e o Dr. Paulo Maués, chefe da DICOF/SUPES/PA.