Produtores rurais reunidos na SEMAGRI/Oriximiná |
Com a finalidade de fortalecer a agricultura familiar e ampliar a renda dos produtores que sobrevivem da atividade rural no município de Oriximiná, no Oeste do Pará, que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI) está sendo viabilizada a implantação do projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). A assinatura do primeiro convênio aconteceu na quinta-feira, 28/04, no auditório da Semagri.
O projeto PAIS é uma tecnologia social de baixo custo que visa o manejo agroecológico da produção. O modelo convida os produtores ao desenvolvimento sustentável, estimulando a agricultura orgânica por meio de um processo produtivo sem uso de agrotóxicos.
Dessa forma busca reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade, apoiando o manejo adequado dos recursos naturais, incentivando a diversificação da produção e evitando o desperdício de alimentos, água e energia.
Vinte famílias serão beneficiadas e vão receber o kit PAIS que possibilita a estruturação de todo o sistema de irrigação e a montagem de um galinheiro. Nas unidades PAIS são cultivados pelos agricultores em um mesmo ambiente os mais diversos tipos de hortaliças, legumes, carnes, ovos e frutas.
O projeto prevê o incentivo ao associativismo, assistência técnica aos produtores, capacitação em empreendedorismo e técnicas de vendas, além de consultorias para certificação dos produtos, desenvolvimento de uma embalagem e a implantação de uma feira voltada para comercialização dos produtos PAIS.
A Gestora do SEBRAE/PA, Monique Silva, destaca que a órgão, por ser parceiro da fundação banco do Brasil, terá o seu papel de educação empresarial onde erá feito a capacitação de custo de produção, estudo de mercado para a comercialização, trabalho de organização e a discriminação de tecnologia do PAIS.
As famílias beneficiadas acreditam que o projeto será mais uma implementação de renda que poderá melhorar as condições de vida. “Acredito que vem trazer muitos benefícios tanto para nós, como também vamos colocar verdura no mercado, e com essa tecnologia orgânica, acredito que será muito importante”, declara o morador na localidade Iripixi, Raimundo Carvalho.
Oriximiná será mais município a implantar a tecnologia social desenvolvida pela Fundação Banco do Brasil em parceria com o Sebrae que está sendo difundida em todo o país. Para fazer parte do projeto é necessário que o pequeno agricultor seja de baixa renda, tenha uma propriedade de no mínimo cinco mil metros quadrados com água e energia, resida na localidade e disponha de mão de obra familiar.