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CÍRIO DE ORIXIMINÁ


MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NO CÍRIO DE
 SANTO ANTONIO


Foto: Juraci do Vale - (Círio 2010)
          Durante o processo de mudanças que vem ocorrendo desde o primeiro Círio em 1946 e o atual, percebe-se que as permanências de alguns elementos que compõe o Círio são importantes para que essa extraordinária manifestação da religiosidade popular não seja totalmente transformada pela tecnologia que inova a cada ano, pois é necessário manter a tradição como: a berlinda, a balsa, as barquinhas, os barcos e outros elementos do Círio.
As principais mudanças ocorridas nas festividades de Santo Antônio foram: O alto-mor tinha as imagens de São Sebastião, São Benedito e Santo Antônio, depois da retirada do altar, elas foram para as laterais da Igreja, houve uma redução de imagens dentro da mesma. O Andor que conduzia o Santo Antônio na procissão foi substituído em 1981 pela Berlinda. Nos primeiros anos das festividades as missas eram rezadas em latim, o padre rezava a missa de costas para os fiéis e no dia da festa tinha a missa das oito horas da manhã e dezoito horas, a noite não havia celebração.
Com as mudanças hoje temos a missa dos visitantes, às seis da manhã, a missa das oito e a noite durante as festividades acompanhada das procissões com participação das escolas instituições publicas e particulares  e o povo em geral. No dia do Círio e da festa è realizada a missa campal. As flores que enfeitavam o Andor eram confeccionadas artesanalmente em cetim por Dona Alzemira Ribeiro da Silva, atualmente é comprada em Belém e Santarém. As barquinhas no início eram Cuias e tochas que iluminavam e marcavam o percurso do Círio passaram a ser de madeira, hoje são confeccionadas com papel de seda, velas e aninga permanecem no Círio transformando ás águas do rio Trombetas num espetáculo de luzes e cores.
O Círio Fluvial Noturno de Santo Antonio ao longo dos anos sofreu várias transformações como: as canoas que foram substituídas por barcos e a partir de 1982 por balsa, cujos idealizadores foram Ary Pereira da Silva, Leonel Viana e Cláudio Canto (in memore). A partir de 2003 a balsa passou a ser ornamentada por artistas de Parintins sob a Coordenação de Ary Carlos da Silva Sobrinho e Luiz Carlos da Silva, esse sob a coordenação de Jânio Sena.  Essas mudanças foram adquiridas com avanço tecnológico tiveram que se enquadrar a novos costumes. Entretanto, com essas modificações, o Círio não deixou de ser à noite, tornando-se uma tradição do povo católico, e o primeiro Círio que saiu da casa da família da Senhora Raimunda Barros, agora sai de uma comunidade da zona rural. As transladações que eram de costume ser a noite a partir de 2007 passou a ser pela manhã. As procissões que eram acompanhadas pelo serviço de alto-falante “A Voz de Santo Antonio”, depois por música de sopro e atualmente foi substituído pela Banda da Escola Municipal de Música a partir de 2001. A alvorada festiva que no início cantavam os hinos de Santo Antonio acompanhado pela música de sopro, atualmente está mais mecanizada, com fogos, carros, motos fazendo uma carreata ao amanhecer sob a coordenação dos “Amigos da Alvorada de Santo Antônio”
Nas primeiras festividades a organização da festa era composta por pessoas da sociedade que estavam envolvidas na mesma: Eram homens e mulheres chamadas de juízes e juízas beneméritos a qual ganhavam um destaque maior, a partir de 1967 era formada por Presidente de Honra, Diretoria da Festa e Auxiliares Distritais, atualmente é organizada através de Coordenação composta pelos padres, Coordenadores Pastorais e movimentos das comunidades. Observa-se que mudaram de nome as equipes da organização do Círio, porém, é necessária essa organização nas festividades. A cada ano são acrescentados elementos para enaltecer o Círio de nosso padroeiro a partir de 2010 criou-se o Pré-Cirio: Noite dos visitantes no sábado que antecede o Círio são realizadas apresentações culturais (danças, teatro, musicas etc..) no Cliper de Santo Antônio sob a coordenação da Secretaria de cultura e Diretoria de Turismo.
O Círio Fluvial Noturno de Santo Antonio é o evento religioso que mais chama atenção no município, tanto pela fé e devoção, como também, pela grandiosidade e estrutura que o mesmo alcançou ao longo dos anos. Preservar essa manifestação de fé e devoção do povo oriximinaense é fundamental para manter essa tradição.


Bibliografia:

- Texto extraído do Trabalho de Conclusão do Curso - Licenciatura Plena em História - Maria de Nazaré da Silva Almeida.
- Texto extraído do trabalho de conclusão do Curso - Bacharel em turismo – Ingred Anne Costa da Silva.
- Programas da Festa 1949, 1969 e 2003.



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