As férias de verão costumam ser as mais aguardadas por boa parte da população brasileira. É claro que a pausa no trabalho e nos estudos é um grande aliado nisso, mas existe outra característica: dias claros, de sol e calor, que fazem com que as pessoas procurem atividades ao ar livre com mais frequência nos quatro cantos do país.
Desta vez, a previsão indica que o Brasil terá uma temporada extremamente quente. Em um momento como esse, frequentar parques naturais é sempre uma excelente escolha. Afinal, áreas verdes funcionam como um ar condicionado natural – e podem ser até 5°C mais frescas. Ou seja: visitar aquele parque perto da sua casa é sempre uma boa alternativa para aproveitar os momentos de calor.
Neste texto, porém, o nosso foco é apresentar parques naturais pelo país que tenham excelentes vivências em rios e cachoeiras.
Aproveitando: se você quiser aproveitar suas férias de verão para praticar mergulho, confira uma lista com quatro parques brasileiros que oferecem esta atividade.
Conheça agora nossas dicas para suas férias de verão
Nossa lista de parques naturais brasileiros foi atrás de locais não óbvios – e que representem algo além do tradicional turismo de sol e mar tão abundante no maravilhoso litoral brasileiro.
Para essa curadoria, encontramos parques naturais nas cinco regiões brasileiras que não estão no imaginário popular quando o assunto fossem rios e cachoeiras. E podemos garantir: todos eles oferecem experiências aquáticas incríveis.
E atenção: em regiões de rios e cachoeiras, especialmente após chuvas fortes, atente-se ao risco de cabeça d'água, um aumento repentino e violento no nível da água. Caso perceba alguma mudança rápida ou barulhos fortes vindos da correnteza, não entre na água ou se aproxime das margens, pois a força da correnteza pode ser extremamente perigosa.
Parque Municipal Cachoeira das Orquídeas - Amazonas
A pouco mais de 100km da capital Manaus, a cidade de Presidente Figueiredo é uma verdadeira pérola do meio ambiente brasileiro. Afinal, conta com mais de 150 cachoeiras catalogadas, dentro da Floresta Amazônica.
Dentro da área urbana do município, o Parque Natural Municipal Cachoeira das Orquídeas reserva um dos atrativos mais procurados por turistas – que, como não poderia deixar de ser, é a queda d’água que dá nome à unidade de conservação. Exuberante e com uma belíssima piscina natural, de águas meio avermelhadas, a cachoeira das Orquídeas é um local ideal para se refrescar.
E ainda tem um bônus: por estar dentro da Amazônia, é comum também encontrar animais silvestres nas trilhas dentro do parque.
Parque Nacional da Serra das Lontras – Bahia
É claro que a Bahia é um dos estados mais procurados nas férias de verão, especialmente para quem procura praias. O que é completamente natural, não é mesmo? Mas você sabia que o estado conta também com cachoeiras espetaculares?
Algumas delas estão na cidade de Arataca, mais precisamente no Parque Nacional da Serra das Lontras (a cerca de 1h30 de carro do Aeroporto de Ilhéus). A unidade é, inclusive, um dos principais mananciais de água da região.
Repleto de trilhas que passam por três serras (das Lontras, que dá nome à unidade, do Javi e dos Quatis), o Parque conta especialmente com duas cachoeiras de tirar o fôlego: a Cazuza e a Pitu de Ouro. As duas contam com diversos pontos de banho, e aquelas imagens que quem vê dificilmente consegue tirar da cabeça.
Parque Nacional da Serra da Bodoquena – Mato Grosso do Sul
Cachoeiras lindas e águas cristalinas, em uma região do Brasil que é considerada como um enclave de Mata Atlântica no Cerrado. O Parque Nacional da Serra da Bodoquena compreende 4 cidades: Bodoquena, Jardim, Miranda, Porto Murtinho e a mais famosa delas, Bonito.
Reconhecida nacionalmente pelos atrativos particulares, nem todo mundo sabe que a região conta com uma unidade de conservação de uma beleza cênica única – ideal para suas férias de verão. O atrativo mais conhecido dentro do Parque é a trilha Sumidouro-Ressurgência, que conta com banhos de rio que podem tranquilamente receberem o carimbo de “inesquecível”.
As famosas águas cristalinas e de temperatura agradável fazem com que todos os rios e cachoeiras do Parque da Serra da Bodoquena tenham essa característica. Além dos banhos, o local reserva atividades de aquatrekking, snorkel e trilha por canoagem. Todos os atrativos podem ser vistos aqui.
Parque Nacional da Serra do Itajaí – Santa Catarina
Cheio de visuais e mirantes incríveis, esse é um parque nacional mais conhecido por trilhas a pé e de cicloturismo. Mas não se engane: as nascentes, rios, cachoeiras e até cânions fazem dele uma excelente opção para quem quer se refrescar nas férias de verão.
Localizado no Vale do Itajaí, com área dividida entre 8 municípios da região (o maior deles sendo Blumenau), o Parque Nacional da Serra do Itajaí conta com diversas opções de trilhas e trajetos. Em comum em todas elas, além da beleza da Mata Atlântica em todo seu esplendor, está a companhia das águas – cristalinas, limpas e restauradoras.
Inserido no Parque Nacional está também o Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia, considerado um dos maiores parques municipais do Brasil e que também conta com rios e cachoeiras, com águas perfeitas para banhos.
Parque Estadual Furnas do Bom Jesus – São Paulo
Quase na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais está o que se pode chamar de uma espécie de tesouro escondido. O Parque Estadual Furnas do Bom Jesus, na cidade de Pedregulho/SP, é dono de uma beleza natural rara em terras paulistas: é uma área de transição entre Mata Atlântica e Cerrado.
São nada menos do que três cachoeiras belíssimas com ótimos pontos para banho: a do Chalé, do Malta e dos Macacos, todas envolvendo trilhas de dificuldades média e fácil. Além delas, tem também a Cascata Grande, mais famoso atrativo do Parque, com uma imponente queda d’água de 130m – exclusiva para contemplação.
Parque Nacional Chapada dos Guimarães – Mato Grosso
Mesmo que esta nossa lista esteja focada em parques menos conhecidos pela população em geral, não poderíamos deixar de fora o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Afinal, estamos falando de um parque que conta com uma trilha que é chamada, informalmente, de Trilha das Sete Cachoeiras ou Circuito das Águas, que conta também com piscinas naturais pelo caminho.
Além da mais famosa, que é a belíssima Véu da Noiva, com um mirante incrível para toda a região de Cerrado, outras seis cachoeiras localizadas dentro do Parque vão refrescar e alegrar turistas de todas as idades no famoso calor mato-grossense.
Fonte: Agência Pauta Social
Fotos: Divulgação
O papel da Mulher na Sociedade Não querendo entrar no campo, já demasiadamente repetitivo, do feminismo, resolvi, fazer uma análise á participação da mulher nos tempos modernos, caracterizando-a, como um ser criador de vida, e de companheirismo. E é neste contexto, que começo por dignificar a Mulher, como sendo a parte mais contributiva, para a Sociedade Moderna. A Mulher actual, hoje desempenha os mesmos trabalhos que os homens, exceptuando alguns trabalhos físicos, que só podem ser exercidos por Homens, devido a sua anatomia física, mas pela sua parte intelectual, pela sua inteligência, pelo seu querer, em ter os mesmos direitos que o sexo oposto, considero a Mulher, a grande realidade de crescimento da Humanidade em todo a sua vertente social Com isto, não quero dizer, que a Mulher, é igual ao Homem, longe de mim essa fantasiosa ideia, mas reconheço, que a Mulher, alem de ser a criadora da vida, quando gere uma criança no seu ventre, tem u...