Pular para o conteúdo principal

Pensamentos objectivos


Que tal começarmos a mudar o nosso estado mental já? Não digo que seja fácil, pelo contrário, depende muito da nossa força de vontade, da nossa persistência diária, pois muitas vezes começamos a querer mudar alguma coisa em nós, aí os problemas quotidianos chegam e acabam nos desviando dos nossos propósitos iniciais.

Quando nos sentimos “para baixo”, é a melhor ocasião de lutarmos contra o desânimo e a descrença que fatalmente nos acomete nessas fases. Então, qual o remédio para iniciarmos uma reviravolta, qual o pontapé inicial para sairmos desses estados?

Por experiência própria lhes digo que as mensagens e pensamentos de optimismo podem nos ajudar muito no nosso despertar interior, pois acendem aquela luzinha lá no fundo de todos nós que insiste em se tornar mais forte, mas nós insistimos em continuar com a lâmpada mais fraca, sem querer substituir pela outra, por aquela que vai nos mostrar tudo mais claramente, que vai iluminar com mais intensidade nossos caminhos, nos mostrando como as coisas realmente são.

O pensamento é uma força que - se usada com sabedoria - nos põe em sintonia com nosso ser superior, com forças que nem sabíamos que existiam dentro de nós. Elas acabam criando os acontecimentos e interferindo com intensidade em nossas vidas. Se nos acostumamos com um padrão de pensamentos negativos, eles, cedo ou tarde, interferirão nos nossos acontecimentos quotidianos, nos causando doenças, tristezas, desânimo, depressões, e toda uma gama de acontecimentos nefastos.

Ao contrário, se instalarmos dentro de nós pensamentos de optimismo, procurando ver o lado positivo das coisas, tudo vai se transformando sem que notemos, nos fortalecendo e aumentando nossa capacidade de realização.

O que pensamos pode influir em nossos destinos, fazendo com que experimentemos as nossas alegrias e contratempos, o nosso inferno e paraíso.

Nossa força interior só aparece quando nos dispomos a chamá-la.
Se começamos a pensar nas coisas alegres e boas que queremos para nossa vida, elas começarão a despontar com certeza e é só ter força de vontade para esperar que os resultados positivos começam a surgir, a princípio, timidamente, depois, de forma mais intensa.

O que devemos evitar é o pensamento de que não merecemos tamanha ”graça”, que às vezes advém, principalmente, se passamos por momentos de desalento e descrença e aí nos vemos com o ânimo alterado no bom sentido, pois merecemos sim a graça de nos sentirmos bem e felizes com nós mesmos, e o sentimento que nos acomete de dúvida, nos vem porque continuamos a ver as pessoas que nos rodeiam envolvidas em seus problemas e sofrimentos, e nós podemos ter a falsa ideia de que não temos o direito à felicidade, se vemos que os outros estão infelizes, e nos parece então que estamos aparentando uma falsa alegria, quando deveríamos estar tristes e desalentados como vemos o nosso próximo.

E aí é onde devemos insistir nos bons pensamentos e atitudes, pois está se realizando em nós a mudança necessária de caracter que, se formos firmes e persistentes, nos granjearão a coragem, força e fé onde não suspeitávamos existir e que nos encorajarão, cada vez mais, a ajudar o nosso próximo e contagiá-lo com o nosso ânimo e alegria.

Confie no seu reservatório interior, é onde estão depositados nossos “tesouros” secretos dados por um Deus, seja Cristão, Budista, Islâmico, etc… e de onde podemos tirar coisas inimagináveis para muitos.

Ore a esse Ser Superior para que suas forças e sua capacidade de encontrar as soluções pelo que precisa possam ser ampliadas e de dentro de si mesmo consiga encontrar a ajuda necessária para os embates da vida.

Procure fotografar o seu ser interior, o seu tesouro, e ver que não é um necessitado, pois possui riquezas imensas dentro de você e tem a alegria; experimente chamá-la e verá que não necessita da tristeza, procure a esperança em seu interior, ela pode combater o desespero.

A partir do momento em que tomamos consciência de nós mesmos, como um ser integral, que está no mundo para viver e ser feliz, apesar das lutas que ainda atravessaremos, ficamos mais fortes, e isto não são palavras vazias, é por experiência própria que falo, pois quando resolvi me ver como pessoa merecedora de toda a bondade infinita de nosso Ser maior, a partir daí, me veio uma fortaleza imensa, nos maiores problemas sinto aquela protecção superior, como se alguém tivesse me sustentando os passos, me aliviando o fardo, me segurando a mão, e quando a tristeza insiste em chegar, já não me deixo mais ficar remoendo os acontecimentos ruins, levanto, ouço uma música que me acorde, leio uma mensagem de optimismo, procuro e consigo mudar meus padrões de pensamento mais rapidamente, penso nas bênçãos de que disponho e naquelas pessoas que não as possuem ainda e aí me fico bem mais leve, e quando dou por mim, o problema já passou e me deixou mais fortalecido para os próximos.

Muitas vezes, nós mesmos aumentamos o poder dos problemas em nossas vidas, ao insistirmos em argumentos que se mostram errados, ou a valorizarmos em demasia nosso sofrimento em detrimento do seu real valor.

Os problemas emocionais podem ser minorados se insistirmos na mudança de atitude, começando a mudar a sintonia do sofrimento, insistindo, embora no desalento, procurando ajuda de pessoas e livros; tudo isso já é um começo, já é um acordar, um passo que damos em uma direcção melhor, o que não podemos é ficar sofrendo calados, trancados dentro de um quarto, nada fazendo e esperando o problema ficar maior, até tomar conta de nosso ser.

As pessoas deprimidas, através de seu sofrimento, fecham-se em seu mundo particular, e aí é necessário acordá-las, procurar ajudá-las com amor e carinho, pois às vezes uma palavra nossa tem um significado imenso para elas. Mas devemos ajudá-las com imensa paciência, sem querermos que elas escutem ou sigam instantaneamente aquilo que lhes é mostrado, embora devamos utilizar firmeza de argumentos para que elas possam se sentir seguras a tentarem transformar seus destinos. Não podemos é entrar na mesma sintonia, pois ao invés de ajudá-las podemos até piorar o problema.

Sofri bastante quando tentei “salvar” alguém querido da depressão, quase entrei na mesma sintonia, mas alguém lá de cima me pegou pelo braço e me disse que eu levasse minha vida ajudando, mas sem absorver o problema da pessoa, pois além de não ajudá-la assim, quem poderia ficar mal seria eu mesmo.

Nós podemos amparar alguem, ouvi-lo , entendê-lo, aconselhá-lo, procurando abrir seus olhos e coração para a realidade, mas só a ele cabe o passo maior de sua libertação; só ele tem o livre arbítrio de querer sair do abismo em que se encontra. E isto é uma realidade incontestável

Iniciemos então a instalação de pensamentos mais harmoniosos em nossas mentes e, de optimismo e ânimo novos, vamos começar a sermos felizes.

Se aquilo que escrevi vos serviu, para alguma coisa, então sinto-me feliz

José Carlos

Comentários

AS MAIS VISTAS

O papel da Mulher na Sociedade

O papel da Mulher na Sociedade Não querendo entrar no campo, já demasiadamente repetitivo, do feminismo, resolvi, fazer uma análise á participação da mulher nos tempos modernos, caracterizando-a, como um ser criador de vida, e de companheirismo. E é neste contexto, que começo por dignificar a Mulher, como sendo a parte mais contributiva, para a Sociedade Moderna. A Mulher actual, hoje desempenha os mesmos trabalhos que os homens, exceptuando alguns trabalhos físicos, que só podem ser exercidos por Homens, devido a sua anatomia física, mas pela sua parte intelectual, pela sua inteligência, pelo seu querer, em ter os mesmos direitos que o sexo oposto, considero a Mulher, a grande realidade de crescimento da Humanidade em todo a sua vertente social Com isto, não quero dizer, que a Mulher, é igual ao Homem, longe de mim essa fantasiosa ideia, mas reconheço, que a Mulher, alem de ser a criadora da vida, quando gere uma criança no seu ventre, tem u

ORIXIMINÁ - A princesa do Trombetas

Apelidada carinhosamente como a “Princesa do Trombetas”, Oriximiná é uma das mais belas e importantes cidades localizadas na chamada Calha Norte, no Oeste do Pará. O município é detentor de grande potencial econômico, baseado principalmente no extrativismo mineral, pois é grande produtor de bauxita, além da pesca (tucunaré, tambaqui, surubim e acari) e turismo, graças ao seu potencial em belezas naturais como as cachoeiras que atraem milhares de turistas de todas as partes do país e do mundo. Na zona urbana, o turista que visita a cidade, pode desfrutar de suas belezas paisagísticas, como é o caso da Praça do Centenário, uma das maiores da região; Praça da Saudade, onde pode assistir a lindo pôr-do-sol que a mãe natureza presenteia ao oriximinaense; Praça da Matriz, onde na época do maior círio fluvial noturno do mundo, em homenagem a Santo Antônio, padroeiro da cidade, Oriximiná recebe centenas de turistas de todas as partes, além de hotéis e um sistema de transporte de mototáxi. To

Violência no dia a dia: a banalidade da vida

ROBERTO BARBOSA Abro o jornal e leio no noticiário de Polícia, um dos setores que cobri por mais de vinte, nos 29 anos que tenho de jornalismo, que houve um considerável número de assassínios na capital e interior do Estado do Pará. Um dos crimes mais estranhos – a história é quase sempre a mesma, só muda o personagem, - ocorreu no Distrito Industrial, em Ananindeua, na Grande Belém, quando o peixeiro Oziel Barbosa Costa, de 26 anos, foi executado com quatro tiros de revólver por desconhecidos, no momento em que saiu à porta de sua casa para ver o movimento da rua, no final da manhã de ontem. A amante da vítima, Jandila de Nazaré Mesquita Carvalho, falou que nada viu, apenas ouviu os disparos e encontrou o companheiro caído em uma poça de sangue. A Polícia esteve no local, fez os levantamentos de praxe, como perícia cadavérica, e mandou o corpo para exames de necropsia no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Porém, ninguém sabe, ninguém viu nem ouviu coisa alguma. Os números d