Pular para o conteúdo principal

Emoção na Praça Maranhão

ROBERTO BARBOSA
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi levada, hoje, por volta das 12h, da Assembléia Legislativa do Estado, onde ocorreu sessão solene, até à Igreja de Sant’Ana da Campina, na Praça Maranhão, centro de Belém. E o início dos festejos em alusão ao Círio de Nazaré que está chegando à sua 216ª edição.
Já virou tradição a imagem da Virgem de Nazaré visitar a Igreja de Sant’Ana, o que, para o pároco, Padre Antonio Beltrão, significa a visita de Maria à sua mãe, Sant’Ana, avó de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Todos os anos, na quinta-feira que antecede ao Círio, Nossa Senhora passa rapidamente pela Igreja de Sant’Ana, abençoando a comunidade paroquial. Neste ano, a imagem peregrina foi levada por Dom Orani João Tempesta, que se fazia acompanhar do reitor da Basílica Santuário, Padre Ramos.
- É uma estada breve, mas que nos deixa muito felizes, dado que nossa paróquia, assim, participa ativamente das festividades em honra a Maria Santíssima Nossa Senhora de Nazaré, Padroeira do Povo Paraense e Rainha da Amazônia, - disse o Padre Beltrão.
Depois da visita, a imagem da Santa foi conduzida até às agência central dos Correios, na Avenida Presidente Vargas, onde ocorreu outra homenagem, na presença de todo o corpo de funcionários e diretores do importante órgão de comunicação.

SALADA
° Por enquanto, a campanha política dá vez ao Círio de Nazaré, que acontece nesse domingo.
° Na segunda-feira, começa a campanha no rádio e televisão, envolvendo os candidatos Duciomar Costa, que tenta se reeleger prefeito de Belém, e o ex-deputado federal José Benito Priante.
° Tenho recebido denúncias da ação de traficantes de drogas que se instalaram no condomínio residencial Jardim Sevilha. Com a palavra, a Polícia.
° Não importa que digam que candidato A ou B ganhou a eleição roubando. Do jeito que as coisas funcionam neste país, quem ganhou, levou e pronto. A batalha jurídica, às vezes, quando termina, já acabou o mandato da pessoa eleita.
° Então, vem aquele antigo dito popular: “Agora é tarde, a Inês é morta”.
° O único que acha que está uma beleza é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, porque, o povão mesmo, está ficando é abaixo da linha da miséria, o que já se pode dizer que é uma nova classe na sociedade brasileira.
° Antigamente, paupérrimo era abaixo da linha da pobreza. Essa classe já subiu. Agora tem mesmo é abaixo da linha da miséria. Vôti!
° Preços dos alimentos dispararam, principalmente agora, na semana do Círio. Assim, o almoço está comprometido. Muita gente já nem mete a cara em fazer maniçoba.
° Nem se ouve mais os gritos dos porcos que antigamente eram criados em quintais para serem sacrificados na sexta-feira do Círio.

Comentários

AS MAIS VISTAS

O papel da Mulher na Sociedade

O papel da Mulher na Sociedade Não querendo entrar no campo, já demasiadamente repetitivo, do feminismo, resolvi, fazer uma análise á participação da mulher nos tempos modernos, caracterizando-a, como um ser criador de vida, e de companheirismo. E é neste contexto, que começo por dignificar a Mulher, como sendo a parte mais contributiva, para a Sociedade Moderna. A Mulher actual, hoje desempenha os mesmos trabalhos que os homens, exceptuando alguns trabalhos físicos, que só podem ser exercidos por Homens, devido a sua anatomia física, mas pela sua parte intelectual, pela sua inteligência, pelo seu querer, em ter os mesmos direitos que o sexo oposto, considero a Mulher, a grande realidade de crescimento da Humanidade em todo a sua vertente social Com isto, não quero dizer, que a Mulher, é igual ao Homem, longe de mim essa fantasiosa ideia, mas reconheço, que a Mulher, alem de ser a criadora da vida, quando gere uma criança no seu ventre, tem u

ORIXIMINÁ - A princesa do Trombetas

Apelidada carinhosamente como a “Princesa do Trombetas”, Oriximiná é uma das mais belas e importantes cidades localizadas na chamada Calha Norte, no Oeste do Pará. O município é detentor de grande potencial econômico, baseado principalmente no extrativismo mineral, pois é grande produtor de bauxita, além da pesca (tucunaré, tambaqui, surubim e acari) e turismo, graças ao seu potencial em belezas naturais como as cachoeiras que atraem milhares de turistas de todas as partes do país e do mundo. Na zona urbana, o turista que visita a cidade, pode desfrutar de suas belezas paisagísticas, como é o caso da Praça do Centenário, uma das maiores da região; Praça da Saudade, onde pode assistir a lindo pôr-do-sol que a mãe natureza presenteia ao oriximinaense; Praça da Matriz, onde na época do maior círio fluvial noturno do mundo, em homenagem a Santo Antônio, padroeiro da cidade, Oriximiná recebe centenas de turistas de todas as partes, além de hotéis e um sistema de transporte de mototáxi. To

Violência no dia a dia: a banalidade da vida

ROBERTO BARBOSA Abro o jornal e leio no noticiário de Polícia, um dos setores que cobri por mais de vinte, nos 29 anos que tenho de jornalismo, que houve um considerável número de assassínios na capital e interior do Estado do Pará. Um dos crimes mais estranhos – a história é quase sempre a mesma, só muda o personagem, - ocorreu no Distrito Industrial, em Ananindeua, na Grande Belém, quando o peixeiro Oziel Barbosa Costa, de 26 anos, foi executado com quatro tiros de revólver por desconhecidos, no momento em que saiu à porta de sua casa para ver o movimento da rua, no final da manhã de ontem. A amante da vítima, Jandila de Nazaré Mesquita Carvalho, falou que nada viu, apenas ouviu os disparos e encontrou o companheiro caído em uma poça de sangue. A Polícia esteve no local, fez os levantamentos de praxe, como perícia cadavérica, e mandou o corpo para exames de necropsia no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Porém, ninguém sabe, ninguém viu nem ouviu coisa alguma. Os números d