Pular para o conteúdo principal

O fim do nepotismo

Fonte: Jornal Pequeno

O Brasil encaminha-se para a cura de um dos mais graves males da administração pública. O nepotismo possibilita que funcionários graduados inchem ainda mais seus salários contratando parentes que muitas vezes apenas alugam seus nomes para preencher empregos cujos salários vão acabar nas mãos dos verdadeiros donatários destes cargos.
A luta contra o nepotismo, assim como a luta contra outras graves distorções na administração pública brasileira é antiga. A presente ação do Ministério Público Federal, atendendo a determinações do Supremo Tribunal Federal contra essa prática está disseminando a moralidade que determinadas funções exigem. No Maranhão, temos exemplos de casos de prefeitos que preenchem todos os principais cargos com parentes e aderentes sem atentar para a funcionalidade que a população exige dos órgãos públicos. E há uma agravante em tudo isso. Dificilmente um gestor será tão exigente com sua mulher e filho empregados quanto com um funcionário contratado com a missão real de atender as exigências do público.
O nepotismo, mesmo em sua origem grega, é tratado como corrupção e ocorre quando um alto funcionário utiliza sua posição para entregar cargos públicos a pessoas ligadas a ele por laços familiares, de formas que outras, que possuem qualificação melhor, sejam lesadas.
Nenhuma dúvida de que essa prática expressa, realmente, a concessão de privilégios, o que, à luz da Constituição, é inaceitável.
A prática do nepotismo no Brasil somente agora está sendo combatida de forma efetiva, mas já há algum tempo é condenada amplamente na esfera política mundial.
Como todo e qualquer desarranjo administrativo o nepotismo é um em grave empecilho à democracia e, por isso, a atuação do Ministério Público Federal, atendendo a essa determinação definitiva do Supremo Tribunal Federal, deve ser amplamente elogiada.
O maior nepotista conhecido na história talvez tenha sido Napoleão Bonaparte que nomeou reis de territórios conquistados três de seus irmãos. Mas nessa época não existiam Sarney nem o Maranhão.
Embora não seja considerado crime, o nepotismo é observado no artigo 37 da Constituição Federal através dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.Embora se considere que tal sugestão signifique malhar em ferro frio, o fato do nepotismo estar contemplado na Constituição não impede que os municípios criem suas próprias leis para reforçar a proibição constitucional. Afinal de contas, o nepotismo é passível de Ação Civil Pública por improbidade administrativa que pode redundar em ressarcimento integral do dano causado ao erário público e até em perda da função e dos direitos políticos.

Comentários

AS MAIS VISTAS

O papel da Mulher na Sociedade

O papel da Mulher na Sociedade Não querendo entrar no campo, já demasiadamente repetitivo, do feminismo, resolvi, fazer uma análise á participação da mulher nos tempos modernos, caracterizando-a, como um ser criador de vida, e de companheirismo. E é neste contexto, que começo por dignificar a Mulher, como sendo a parte mais contributiva, para a Sociedade Moderna. A Mulher actual, hoje desempenha os mesmos trabalhos que os homens, exceptuando alguns trabalhos físicos, que só podem ser exercidos por Homens, devido a sua anatomia física, mas pela sua parte intelectual, pela sua inteligência, pelo seu querer, em ter os mesmos direitos que o sexo oposto, considero a Mulher, a grande realidade de crescimento da Humanidade em todo a sua vertente social Com isto, não quero dizer, que a Mulher, é igual ao Homem, longe de mim essa fantasiosa ideia, mas reconheço, que a Mulher, alem de ser a criadora da vida, quando gere uma criança no seu ventre, tem u

ORIXIMINÁ - A princesa do Trombetas

Apelidada carinhosamente como a “Princesa do Trombetas”, Oriximiná é uma das mais belas e importantes cidades localizadas na chamada Calha Norte, no Oeste do Pará. O município é detentor de grande potencial econômico, baseado principalmente no extrativismo mineral, pois é grande produtor de bauxita, além da pesca (tucunaré, tambaqui, surubim e acari) e turismo, graças ao seu potencial em belezas naturais como as cachoeiras que atraem milhares de turistas de todas as partes do país e do mundo. Na zona urbana, o turista que visita a cidade, pode desfrutar de suas belezas paisagísticas, como é o caso da Praça do Centenário, uma das maiores da região; Praça da Saudade, onde pode assistir a lindo pôr-do-sol que a mãe natureza presenteia ao oriximinaense; Praça da Matriz, onde na época do maior círio fluvial noturno do mundo, em homenagem a Santo Antônio, padroeiro da cidade, Oriximiná recebe centenas de turistas de todas as partes, além de hotéis e um sistema de transporte de mototáxi. To

Violência no dia a dia: a banalidade da vida

ROBERTO BARBOSA Abro o jornal e leio no noticiário de Polícia, um dos setores que cobri por mais de vinte, nos 29 anos que tenho de jornalismo, que houve um considerável número de assassínios na capital e interior do Estado do Pará. Um dos crimes mais estranhos – a história é quase sempre a mesma, só muda o personagem, - ocorreu no Distrito Industrial, em Ananindeua, na Grande Belém, quando o peixeiro Oziel Barbosa Costa, de 26 anos, foi executado com quatro tiros de revólver por desconhecidos, no momento em que saiu à porta de sua casa para ver o movimento da rua, no final da manhã de ontem. A amante da vítima, Jandila de Nazaré Mesquita Carvalho, falou que nada viu, apenas ouviu os disparos e encontrou o companheiro caído em uma poça de sangue. A Polícia esteve no local, fez os levantamentos de praxe, como perícia cadavérica, e mandou o corpo para exames de necropsia no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Porém, ninguém sabe, ninguém viu nem ouviu coisa alguma. Os números d