Pular para o conteúdo principal

Faro: Ubim uma comunidade em desenvolvimento

O desenvolvimento sócio-ambiental na comunidade Ubim, que fica localizada a uma hora e meia de rabeta da cidade de Faro, no Oeste Paraense, já é realidade. 

Com mais de 150 familias vivendo naquela localidade, eles acompanham o desenvolvimento daquele espaço a cada ano, assistindo suas conquistas, como: a energia elétrica, o desenvolvimento de uma economia diversificada e a pratica crescente de atividades esportivas. E tudo isso sem deixar de lado a cultura tradicional.
A agricultura ainda é a principal atividade economica da comunidade, mas, daqui a algum tempo, deve dividir espaço com a criação de peixes, que será feita através do projeto de piscicultura, realizado em parceria com a Mineração Rio do Norte. Outra atividade produtiva de destaque é a fabricação de sabão. "A produção é feita por 12 mulheres, que buscam nas essencias da floresta a qualidade produto", revela José Roselito Guerreiro, conhecido como Rosinho, 44 anos, um dos coordenadores da comunidade.

O Negócio a que Rosinho se refere é o sabão "Cunumbi", que há quatro anos, tem rendido bons lucros para os moradores de Ubim. "Atualmente estamos produzindo sabão em barra, em pó, líquido, desifetante, amaciante, pasta para arear panela, entre outros derivados. Já chegamos a receber encomendas de Manaus", diz a produtora Rosamaria de Souza Sanches, 30 anos.
Culturalmente, os moradores de Ubim realizam todos os anos dois grandes eventos: a festividade de Nossa Senhora de Fátima, que chega reunir 5 mil pessoas na comunidade no mês de maio, e a apresentação de quadrilhas folcloricas, em agosto.
Os jovens também têm programação agitada, especialmente por causa do esporte. O futebol, o vôlei e o futsal sempre estão presentes nos finais de semana. A comunidade mantém três times completos de futebol para disputas em outras localidades. "Aqui nós trabalhamos principalmente o futebol de campo masculino e feminino. Os dois principais times são o juventude e a Porte preta, que sempre nos trazem vitórias", fala Raimundo Azevedo, um dos coordenadores das atividades esportivas em Ubim.

Por: Salete Marinho

AS MAIS VISTAS

O papel da Mulher na Sociedade

O papel da Mulher na Sociedade Não querendo entrar no campo, já demasiadamente repetitivo, do feminismo, resolvi, fazer uma análise á participação da mulher nos tempos modernos, caracterizando-a, como um ser criador de vida, e de companheirismo. E é neste contexto, que começo por dignificar a Mulher, como sendo a parte mais contributiva, para a Sociedade Moderna. A Mulher actual, hoje desempenha os mesmos trabalhos que os homens, exceptuando alguns trabalhos físicos, que só podem ser exercidos por Homens, devido a sua anatomia física, mas pela sua parte intelectual, pela sua inteligência, pelo seu querer, em ter os mesmos direitos que o sexo oposto, considero a Mulher, a grande realidade de crescimento da Humanidade em todo a sua vertente social Com isto, não quero dizer, que a Mulher, é igual ao Homem, longe de mim essa fantasiosa ideia, mas reconheço, que a Mulher, alem de ser a criadora da vida, quando gere uma criança no seu ventre, tem u

ORIXIMINÁ - A princesa do Trombetas

Apelidada carinhosamente como a “Princesa do Trombetas”, Oriximiná é uma das mais belas e importantes cidades localizadas na chamada Calha Norte, no Oeste do Pará. O município é detentor de grande potencial econômico, baseado principalmente no extrativismo mineral, pois é grande produtor de bauxita, além da pesca (tucunaré, tambaqui, surubim e acari) e turismo, graças ao seu potencial em belezas naturais como as cachoeiras que atraem milhares de turistas de todas as partes do país e do mundo. Na zona urbana, o turista que visita a cidade, pode desfrutar de suas belezas paisagísticas, como é o caso da Praça do Centenário, uma das maiores da região; Praça da Saudade, onde pode assistir a lindo pôr-do-sol que a mãe natureza presenteia ao oriximinaense; Praça da Matriz, onde na época do maior círio fluvial noturno do mundo, em homenagem a Santo Antônio, padroeiro da cidade, Oriximiná recebe centenas de turistas de todas as partes, além de hotéis e um sistema de transporte de mototáxi. To

Violência no dia a dia: a banalidade da vida

ROBERTO BARBOSA Abro o jornal e leio no noticiário de Polícia, um dos setores que cobri por mais de vinte, nos 29 anos que tenho de jornalismo, que houve um considerável número de assassínios na capital e interior do Estado do Pará. Um dos crimes mais estranhos – a história é quase sempre a mesma, só muda o personagem, - ocorreu no Distrito Industrial, em Ananindeua, na Grande Belém, quando o peixeiro Oziel Barbosa Costa, de 26 anos, foi executado com quatro tiros de revólver por desconhecidos, no momento em que saiu à porta de sua casa para ver o movimento da rua, no final da manhã de ontem. A amante da vítima, Jandila de Nazaré Mesquita Carvalho, falou que nada viu, apenas ouviu os disparos e encontrou o companheiro caído em uma poça de sangue. A Polícia esteve no local, fez os levantamentos de praxe, como perícia cadavérica, e mandou o corpo para exames de necropsia no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Porém, ninguém sabe, ninguém viu nem ouviu coisa alguma. Os números d