Pular para o conteúdo principal

Liberdades

As circunstâncias do quotidiano oferecem-nos quase sempre, motivos para reflexão. É o caso do presente texto.

Por: José Carlos  Nunes Dias
Portugal

A vida humana (não a vida biológica) é a vida construída que se faz todos os dias. É uma tarefa. Ao contrário dos Animais, os instintos do Homem, são muito limitados mas em contrapartida, têm a faculdade da imaginação, o poder mental de descobrir horizontes, a capacidade de projectar o seu percurso e de se projectar, segundo Sartre,” a sua liberdade é incondicional e ele pode mudar o seu projecto original e inicial a qualquer momento.”
Quem é homem provém de educação, de formação, de cultura, de hábitos, de usos e costumes em que cresceu e se desenvolveu. Ora se um homem, for desprovido de um sistema de instintos, que regule a sua actuação pode decidir em cada momento da sua vida da acção, o que fazer. Com efeito, ao deparar-se com as múltiplas contingências, tem que optar. A opção é um acto livre.
Citando, Jean Paule Sartre “homem ser livre” poderá renunciar à sua liberdade? Obviamente que não. Vejamos: se me predisponho a aceitar ou a fazer o que determinada pessoa, ou grupo, me impões, não estarei a hipotecar a minha liberdade? É evidente que não, uma vez que decido tal predisposição.
É um acto inquestionável da minha liberdade de que não posso renunciar, A liberdade é irrenunciável. Este meu pensamento parece confuso? Na minha opinião não é confuso. Como por exemplo: na minha vida profissional, a minha empresa decide que eu mude de localidade geográfica. Eu posso recusar e se tomar essa atitude pratico um acto de liberdade, mas isso pode custar-me o emprego.Imaginemos outra situação, por algum motivo não poderei extravasar os meus sentimentos. Estou a fazer um acto contra natura, estarei a prejudicar a minha liberdade, mas por outro lado essa liberdade pode contribuir para uma ruptura. Poderia referir tantas situações, em que poderia ter a minha liberdade e não o posso fazer, seria fastidioso para quem lesse este texto.
Como podem constatar, nos exemplos que referi e segundo Sartre o “ Homem é sempre livre”. A qualquer momento Ele pode renunciar o conforto de um bom emprego, assumir os seus sentimentos perante outrem, recusar as opções que lhe são oferecidas estando consciente da sua atitude, mesmo que os grilhões da sociedade condicionem seus passos.
Vou mais longe, mesmo em casos limites, custando-lhe a própria vida ou o encaminha para situações de radicalismo, o Homem, pode sempre exercer a sua liberdade. Uma coisa é ter liberdade de acção e de movimentos, outra é ser livre.
Ao pensar assim, na minha opinião estou a exercer uma atitude de liberdade, porque a liberdade é uma atitude, um acto de consciência. Posso num certo momento, estar privado da minha liberdade de movimentos, mas tal não significa que eu não seja uma pessoa livre.
Que me condena, que me impõe as exigências, que limitam a minha liberdade, ou a minha própria forma de viver, não é de certeza mais livre do que eu, unicamente detêm poder.
O que acontece é que ao longo da história, a liberdade tem conhecido muitos adversários. Politicamente sempre fui respeitador das ideias dos outros, mas nunca perdi o meu direito de expressão, pessoalmente reconheço, que a liberdade de resposta, por vezes torna-me demasiadamente impulsivo, mas considero-me sempre um homem livre para apoiar, criticar, ou até sugerir.
Em suma, para completar este texto tenho como máxima, um conceito de um Professor Universitário, que proferia, “cada homem só é livre e responsável se o outro também o for, na mesma medida”.


AS MAIS VISTAS

O papel da Mulher na Sociedade

O papel da Mulher na Sociedade Não querendo entrar no campo, já demasiadamente repetitivo, do feminismo, resolvi, fazer uma análise á participação da mulher nos tempos modernos, caracterizando-a, como um ser criador de vida, e de companheirismo. E é neste contexto, que começo por dignificar a Mulher, como sendo a parte mais contributiva, para a Sociedade Moderna. A Mulher actual, hoje desempenha os mesmos trabalhos que os homens, exceptuando alguns trabalhos físicos, que só podem ser exercidos por Homens, devido a sua anatomia física, mas pela sua parte intelectual, pela sua inteligência, pelo seu querer, em ter os mesmos direitos que o sexo oposto, considero a Mulher, a grande realidade de crescimento da Humanidade em todo a sua vertente social Com isto, não quero dizer, que a Mulher, é igual ao Homem, longe de mim essa fantasiosa ideia, mas reconheço, que a Mulher, alem de ser a criadora da vida, quando gere uma criança no seu ventre, tem u

ORIXIMINÁ - A princesa do Trombetas

Apelidada carinhosamente como a “Princesa do Trombetas”, Oriximiná é uma das mais belas e importantes cidades localizadas na chamada Calha Norte, no Oeste do Pará. O município é detentor de grande potencial econômico, baseado principalmente no extrativismo mineral, pois é grande produtor de bauxita, além da pesca (tucunaré, tambaqui, surubim e acari) e turismo, graças ao seu potencial em belezas naturais como as cachoeiras que atraem milhares de turistas de todas as partes do país e do mundo. Na zona urbana, o turista que visita a cidade, pode desfrutar de suas belezas paisagísticas, como é o caso da Praça do Centenário, uma das maiores da região; Praça da Saudade, onde pode assistir a lindo pôr-do-sol que a mãe natureza presenteia ao oriximinaense; Praça da Matriz, onde na época do maior círio fluvial noturno do mundo, em homenagem a Santo Antônio, padroeiro da cidade, Oriximiná recebe centenas de turistas de todas as partes, além de hotéis e um sistema de transporte de mototáxi. To

Violência no dia a dia: a banalidade da vida

ROBERTO BARBOSA Abro o jornal e leio no noticiário de Polícia, um dos setores que cobri por mais de vinte, nos 29 anos que tenho de jornalismo, que houve um considerável número de assassínios na capital e interior do Estado do Pará. Um dos crimes mais estranhos – a história é quase sempre a mesma, só muda o personagem, - ocorreu no Distrito Industrial, em Ananindeua, na Grande Belém, quando o peixeiro Oziel Barbosa Costa, de 26 anos, foi executado com quatro tiros de revólver por desconhecidos, no momento em que saiu à porta de sua casa para ver o movimento da rua, no final da manhã de ontem. A amante da vítima, Jandila de Nazaré Mesquita Carvalho, falou que nada viu, apenas ouviu os disparos e encontrou o companheiro caído em uma poça de sangue. A Polícia esteve no local, fez os levantamentos de praxe, como perícia cadavérica, e mandou o corpo para exames de necropsia no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Porém, ninguém sabe, ninguém viu nem ouviu coisa alguma. Os números d